Novembro azul: 10 verdades sobre o câncer de próstata

A saúde do homem é foco no mês de Novembro, quando as campanhas de saúde se voltam para a conscientização quanto ao rastreio para o câncer de próstata. A baixa adesão dos homens aos serviços de saúde faz com que este mês também chame atenção para vários aspectos da saúde global masculina, não somente para o câncer.

Entender os aspectos do adoecimento da próstata é o primeiro passo para evitar o problema e conscientizar os homens da necessidade de realizar o rastreio da doença. O diagnóstico precoce é determinante para a sobrevida dos pacientes. Por isso, é importante você saber que:

1 – A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata (dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017).

2 – Apesar de poder ser diagnosticado em jovens, inclusive abaixo dos 40 anos, o risco de câncer de próstata aumenta significativamente após os 50 anos.

3 – Homens negros, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar o rastreamento para a doença aos 45 anos. Os demais devem fazer o acompanhamento a partir dos 50 anos.

4 – O câncer de próstata apresenta crescimento muito lento, e, na grande maioria das vezes, leva anos para causar algum sinal ou sintoma.

5 – Além do câncer, a próstata pode apresentar outros problemas benignos.  Cerca de 50% dos homens acima de 50 anos são acometidos por aumento prostático benigno, por exemplo.

6 – O câncer de próstata é muito comum. Depois do câncer de pele, ele é o tumor maligno mais comum nos homens.

7 – O desenvolvimento do câncer de próstata está relacionado sobretudo ao envelhecimento masculino.

8 – Os primeiros sintomas, quando existem, geralmente são urinários. O jato urinário perde força e pode haver gotejamento ao final da micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência miccional (idas ao banheiro) e incontinência urinária.

9 – O toque retal tem como finalidade detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer – por isso é tão importante.

10 – Quando há desenvolvimento de metástases, geralmente ocorre nos ossos – principalmente na coluna, quadril e costelas.

Dr Fábio Firmbach Pasqualotto

Urologista em Medicina Reprodutiva | CRM RS 20407

Deixe seu comentário